08/07/2011 às 15:54 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:24

Historia

 

A história do Sindicato, fundado em 4 de outubro de 1938, se confunde com a história da criação da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas). Os empresários do segmento criam o então Sindicato dos Comerciantes Atacadistas de Cereais de Belo Horizonte.

O empresário José Emílio Sampaio foi eleito o primeiro presidente do Sindicato, que compôs a diretoria com os secretários e empresários.

Ao longo dos 73 anos de fundação o agora, Sincagen, Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem, expande sua base territorial em 1984 devido a instalação da Central de Abastecimento em Contagem. O sindicato aprendeu muito na busca por defesas ao segmento que representa. Acompanhando os novos tempos retoma a sua história e dá novos significados na construção de produtos e serviços aos seus representados.

Hoje representamos aproximadamente 2.000 empresas e marcamos nosso espaço com ações de conscientização da importância da participação empresarial, profissionalização da gestão para longevidade das empresas, combate à informalidade, parcerias e convênios, assessoria jurídica, pesquisas de cenário econômico, capacitação da mão-de-obra, racionalização dos impostos, redução e eliminação de carga tributária nos produtos e aproximação estratégica junto às entidades das categorias econômico e profissionais do setor.

 São objetivos iniciais da entidade, dentre eles, o de representar, junto às autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais de sua categoria econômica e/ou interesses individuais de seus associados perante os Poderes Públicos Federais, Estaduais e Municipais.

Eventos históricos que impactaram o desenvolvimento do sindicato

Anos 70 e 80:

-Mudança do atacado para o CEASA

- Extensão de base do sindicato junto ao ministério do trabalho, atingindo a cidade de Contagem

- O atacado era o maior centro distribuidor de gênero alimentício do Estado.

- As empresas associadas ao sindicato tinham os maiores distribuidores do país.

- Sindicato intermediava a comercialização dos gêneros alimentícios atacado e varejo.

- Atuou ativamente perante os órgãos do Estado para amenizar o impacto econômico nas enchentes de 1981.

- O governo flexibilizou a liberdade sindical (1988).

Anos 90:

- O Atacado atuou perante os órgãos Municipal, Estadual, Federal no sentido de garantia do abastecimento de gêneros alimentícios no varejo do Estado.

- Garantia juridicamente que as empresas comercializassem suas mercadorias obedecendo a normas dos planos econômicos vigente.

- O sindicato distribuía as planilhas do governo para os atacadistas, onde estava estabelecido a comercialização dos produtos.

- Os planos econômicos colocaram a disposição ao atacadista ao departamento jurídico.

Depois de 2000:

- Com a estabilidade econômica nacional propiciou entidades de classe, tanto atacado e varejo, melhores condições de trabalho tanto na comercialização de mercadoria, área fiscal e área trabalhista. Em conseqüência disso, proporcionou ao consumidor das classes A, B, C melhores condições de abastecimento familiar (os sindicatos atuaram de maneira positiva apoiando os planos econômicos do governo.

FOCO NO FUTURO: (desafios)

Nossos Sonhos e Desafios

Social

- Assegurar às empresas do comércio atacadista de Belo Horizonte e Contagem melhores condições para gerar resultados positivos.

Político

- Ser reconhecido como legítimo representante da categoria do comércio atacadista.

Econômico

- Sustentabilidade das empresas e do sindicato.

 

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte